quarta-feira, 1 de junho de 2011

Os Benefícios da Taurina « O BEM DAS FRUTAS

No que a Taurina é Utilizada?
setembro 20, 2010 por Anderson Deixe um comentário

No que a Taurina é Utilizada?
A Taurina é usada em bebidas energéticas devido ao seu efeito desintoxicador, facilitando a excreção de substâncias que não são mais importantes para o corpo pelo fígado. Intensifica os efeitos da insulina, sendo responsável por um melhor funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos, podendo auxiliar o anabolismo. A Taurina não é incorporada em enzimas e proteínas, mas possui um papel importante no metabolismo dos ácidos da bílis.

Suplementos de taurina
■A taurina, como um suplemento dietético para atletas, é comercializada em forma de pó, ou em cápsulas para ingestão oral.
■Está normalmente preparada em combinação com creatina
■A taurina está sendo incluída em formas energéticas que contém vitaminas (especialmente do grupo B), carboidrato e cafeína por sua capacidade estimulante.
A Taurina é indicada para:
Consumir 3 doses ao dia de 500 mg cada de taurina reduz o catabolismo protéico. Indivíduos quepossuem problemas renais ou hepáticos devem consultar um médico antes do seu consumo.

Benefícios do uso da Taurina:
Até alguns anos atrás, a principal função da taurina estava relacionada com a formação de ácidos biliares, necessários para absorção de lipídios. No fígado, a taurina é conjugada à ácidos biliares para formar os sais biliares, os quais são excretados na bile. Os sais biliares conjugados com a taurina são eficientes detergentes e bastante solúveis em água e, portanto, têm grande capacidade de emulsificar as gorduras dietéticas. Atualmente, existem evidências que a taurina participa de várias outras funções fisiológicas importantes:

- Tem ação osmorregulatória;
- Auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso e neuromodulação;
- Ação antioxidante, combatendo os radicais livres que danificam as membranas celulares;
- Ação desintoxicante, facilitando a excreção de substâncias pelo fígado que não são mais importantes ao corpo;
- Fortalece e aumenta a força das contrações cardíacas e protege as células do coração;
- Diminui a pressão sanguínea de pacientes hipertensos;
- Estabiliza os níveis de colesterol no sangue;
- Pode beneficiar pacientes com doença hepática, como a hepatite aguda;
- Auxilia na estabilização das células da retina, protegendo as células fotoreceptoras da retina e regulando a pressão osmótica do olho;
- Age como modulador do crescimento, prevenindo retardo de crescimento infantil;
- É essencial para o normal desenvolvimento de recém-nascidos, e por esse motivo, é adicionada à fórmulas infantis comerciais.

Recomendações e toxicidade

Não existem recomendações diárias estabelecidas para este aminoácido, mas segundo alguns estudos, as necessidades diárias são estimadas em torno de 3 a 6gramas/dia.

Não há relatos na literatura de toxicidade por ingestão excessiva de taurina. Não foram observados efeitos adversos em indivíduos que receberam doses orais diárias de taurina variando de 3-6 gramas durante seis meses.

Efeitos da taurina nos músculos
A taurina mostrou estar envolvida nos mecanismos de excitação – contração de músculo esquelético, afetando a transmissão dos mais elétricos dirigidos para as fibras musculares. Isso é particularmente importante para assegurar um ótimo desempenho dos músculos.

Evidencia cientificas: em um estudo feito em ratos, investigadores examinaram os músculos gastrocnêmio, sóleo e o músculo extensor longo dos dedos (ELD), tendo cortado previamente o estimulo nervoso a estes músculos por 28 dias. No ELD, um músculo no qual as fibras rápidas predominam, isso causou uma duplicação na concentração de taurina. No gastrocnêmio, um músculo com uma mistura de fibras lentas, a concentração de taurina aumentou, mas menos que no que no ELD.

No sóleo, no qual fibras lentas predominam, nenhuma mudança foi observada.

Conclusão: músculos demonstram uma resposta especifica a respeito da taurina: fibras rápidas são mais afetadas que fibras lentas. Sendo que em seres humanos as fibras mais rápidas hipertrofiam em resposta ao treinamento resistido, seria esperado que a taurina pudesse ajudar no crescimento de fibras musculares junto com treinamento de alta intensidade.

Efeitos da taurina no sistema nervoso
A taurina é encontrada em níveis significativos em todos os tecidos exitaveis do sistema nervoso central, no qual os tecidos têm um papel importante na regulação.

Se a transmissão do impulso nervoso não acontece corretamente no nível neuro-muscular, a contração muscular será comprometida e o desempenho esportivo não será alcançado.

Há evidencias de que a taurina atua como um neuro transmissor ( uma mensagem química no sistema nervoso).

É muito útil na epilepsia por diminuir a freqüência de convulsões epilepsia e crises, como também normalizar os níveis de ácido glutâmico ( que aparentemente é anormalmente alto em epilépticos).

Referências bibliográficas
1.↑ Bouckenooghe T, Remacle C, Reusens B (2006). “Is taurine a functional nutrient?”. Curr Opin Clin Nutr 9 (6): 728-733.
2.↑ Brosnan J, buffalo bill Brosnan M (2006). “The sulfur-containing amino acids: an overview.“. The Journal of Nutrition 136 (6 Suppl): 1636S-1640S.PMID 16702333.
3.↑ Tully, Paul S. Sulfonic Acids. In Kirk-Othmer Encyclopedia of Chemical Technology. John Wiley & Sons, Inc. Publicado online em 2000.
4.↑ Taurina in Dicionário Rossetti de Química, acesso a 11 de Novembro de 2007