domingo, 27 de março de 2011

Depressão e obesidade

A depressão é geralmente relacionada à falta de apetite e ao emagrecimento, mas nem sempre isso ocorre. Há indivíduos que engordam quando deprimidos. Neles o problema às vezes está mascarado por outros sintomas, como a compulsão alimentar e a falta de disposição para se movimentar, que, no final das contas, contribuem para os quilos extras.

Além disso, boa parte dos antidepressivos pode levar a um aumento no peso. Acredito ser importante abordar este assunto, pois trata-se de uma doença séria e freqüente. Dessa forma, deve ser conhecida para que se tente encontrar uma solução.

O elo entre depressão, remédios para tratá-la e eventual ganho de peso mostra que a obesidade é um mal muito mais complexo do que se imagina, com várias causas. Nesse caso específico, sua origem é um desbalanceamento de substâncias chamadas de neurotransmissores — elas atuam no cérebro, sinalizando sensações de fome ou de saciedade. Seu desequilíbrio, associado com a depressão ou com antidepressivos, pode provocar a obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário